Páginas

Conheça nossos serviços!

Jovem, vai mudar de emprego?

Por favor, não tome como verdades absolutas o que vou dizer, mas como elementos para sua reflexão.

É, realmente, mudar de área ou local de trabalho pode significar um salto na carreira, mas é um processo que envolve muitas escolhas. Seus objetivos profissionais, o ambiente de trabalho, as perspectivas e a forma como a oportunidade se encaixa no contexto de sua vida são alguns dos fatores envolvidos na análise.

Diante da situação, é importante que você responda a algumas perguntas que - não tem jeito - só você mesmo pode fazê-lo.

É mais fácil analisar primeiro as coisas tangíveis, avaliando as perdas e ganhos: salário, ticket refeição, ticket combustível e os impactos nos custos de transporte, aluguel, alimentação, estacionamento, vestuário, etc.

Concluída esta análise quantitativa, parte-se para as questões mais intangíveis:
O que eu quero para daqui a 3 ou 5 anos?
A oportunidade se encaixa no meu plano de desenvolvimento profissional de médio/longo prazos? O que eu vou aprender?
Como se encaixa o novo trabalho no contexto geral de minha vida: estudo, família, namorado, amigos, animais de estimação?
Como fica minha qualidade de vida?
Como é meu atual ambiente de trabalho? Estou feliz?
O que eu sei sobre o ambiente da nova oportunidade?

Em resumo. Em vez de tentar observar do ponto de vista de "você dentro da empresa", procurar olhar a "empresa dentro da sua vida", pois quem deve estar no comando de sua vida é você e ninguém mais. Tem gente feliz em área comercial e operação. Tem gente contente em RH e em Contabilidade. Tem gente feliz até sem trabalhar em lugar nenhum. Faz sentido?

E, no frigir dos ovos, como dizia o Fernando Pessoa, “navegar é preciso, mas viver não é preciso”. Por isso, deixe seu coração te ajudar a decidir, deixe a sua sensibilidade fluir, pois a mente só consegue trabalhar com coisas “precisas”. Vale também consultar as pessoas mais próximas, é importante envolver no momento da decisão as pessoas que serão afetadas por ela.

Pense nisso e boa sorte!

Nenhum comentário: