Páginas

Conheça nossos serviços!

Mães precursoras

"Tudo o que acontece à Terra – acontece aos filhos da Terra. 
O homem não teceu a teia da vida – ele é meramente um fio dela. 
O que quer que ele faça à teia, ele faz a si mesmo."
Chefe Seattle

Acabo de chegar do Povoado Matutu, um lugar mágico localizado no Sul de Minas Gerais em meio às montanhas da Mantiqueira. Foi uma viagem de autoconhecimento, de expansão de limites e descobertas inefáveis.

Um evento que contou com a participação de cinquenta consultores que juntos estão construindo o futuro do Instituto EcoSocial, parte inseparável do futuro de cada participante. Pois é, para essa gente, casa de ferreiro não é feita de espeto de pau.

Foram momentos ricos e intensos, tanto nos trabalhos em grupo como na experiência solo, inesquecível oportunidade de ficar vinte e quatro horas tendo como companhia apenas meus pensamentos, sentimentos, um riacho, o Criador e a exuberante Natureza que me recebeu de volta. 

Diante de tanta coisa incrível, algo comoveu minha sensibilidade: as coordenadoras e facilitadoras do processo, duas jovens senhoras e seus bebês. Sabemos do poder da mulher, de sua capacidade de realizar e de fazer várias coisas ao mesmo tempo, fato que nos deixa a nós - homens - num misto de admiração e inveja sem explicação.

Aqui, foi diferente de tudo o que já vi até então. Os bebês, Kiran e Emil, ambos de quatro meses, participaram de tudo. Eram amamentados, acompanhavam as falas, se mudavam entre os colos dos participantes, prestavam atenção, davam risadas, opinavam, choravam. Sociáveis, tão à vontade quanto as próprias mães que numa dança indescritível transitavam entre flipcharts, gente, mato e água, sem perder a pose. Numa doce elegância, davam de mamar, trocavam fraldas e despejavam afeto nos seus pequenos filhotes.

Mille e Christel, consultoras da Reos Partners, desafiam as fronteiras da mulher, reinventam e demonstram que o ápice da sofisticação é a simplicidade. Mostram que podem conduzir um trabalho, cujos alcances não conseguimos abarcar, sem perder a essência maior da mulher, que a torna verdadeiramente feita a imagem e semelhança do Criador, a prerrogativa de ser mãe.

Nenhum comentário: